Hospital Regional Hans Dieter Schmidt recebe doação de cadeira de rodas especial |
Santa Catarina decreta situação de emergência por causa da Dengue
-
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom -
Governadora em exercício e autoridades de saúde alertam para a gravidade da situação e pedem colaboração da população no combate à epidemia
Na manhã desta quinta-feira (22), autoridades catarinenses se reuniram na sede da Defesa Civil, em Joinville, para assinar o Decreto Emergencial Epidemiológico em decorrência da infestação do mosquito Aedes aegypti em Santa Catarina. A governadora do Estado em exercício, Marilisa Boehm, a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e o Diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, João Augusto Brancher Fuck, lideraram o ato, ressaltando a urgência e a gravidade da situação.
Joinville, um dos municípios mais afetados pela doença, foi escolhido como local para o evento, visto que registra o maior número de óbitos por dengue no estado até o momento. A assinatura do decreto foi motivada pelo elevado número de municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti, pelo aumento significativo de casos prováveis de dengue em comparação ao ano anterior e pela ocorrência de óbitos relacionados à doença.
"A situação demanda uma ação conjunta e urgente. Não podemos enfrentar essa batalha sem a colaboração da população. É essencial que cada cidadão esteja engajado no combate ao mosquito da dengue, verificando diariamente suas residências e eliminando possíveis focos de reprodução do Aedes aegypti", enfatizou a governadora Marilisa Boehm.
Além da assinatura do Decreto de Emergência, foram apresentadas as estratégias da campanha de comunicação do Governo do Estado, que está sendo veiculada em diversos meios de comunicação, tanto online quanto offline, com o intuito de conscientizar e mobilizar a população sobre a gravidade da situação e a importância de medidas preventivas.
"O aumento exponencial de casos de dengue em nosso estado nos coloca em alerta máximo. Este é um momento de mobilização e união de esforços. O decreto de emergência facilitará as ações do governo em apoio aos municípios, visando um controle mais eficaz do mosquito e um atendimento ágil e adequado aos casos suspeitos", afirmou a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
Santa Catarina já contabiliza 17.696 casos prováveis de dengue em 177 municípios, representando um aumento de 650% em relação ao ano anterior. Nesse contexto, a colaboração da população torna-se fundamental para conter a propagação da doença e evitar novas mortes.
"A prevenção ainda é a nossa melhor arma contra a dengue. É imprescindível que todos façam a sua parte, eliminando possíveis criadouros do mosquito transmissor. Somente com um esforço conjunto poderemos vencer essa batalha", ressaltou o diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, João Augusto Brancher Fuck.
Reunião de trabalho
Na mesma ocasião também foi realizada uma reunião técnica de trabalho sobre o cenário epidemiológico da dengue na Macrorregião de Saúde Planalto Norte Nordeste, composta por Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul, Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú, Schroeder, Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Tres Barras. Além dos representantes da Saúde, outras pastas do Governo do Estado e entidades de classe estavam presentes.
O objetivo da reunião foi alertar sobre o cenário da dengue na região, além de preparar os profissionais para o aumento de casos da doença neste começo do ano. A secretária Carmen Zanotto enfatiza a importância de todas as ações necessárias para a organização da rede de serviços de atenção à saúde. “As ações devem facilitar o acesso e o tratamento adequado dos pacientes, a fim de evitar complicações e mortes associadas a essa doença, neste momento de transmissão acelerada de dengue, que pode ser saturar a rede de assistência rapidamente”, alerta a secretária.
Deixe seu comentário